Passaporte de vacinação da União Europeia passa a valer em julho

O Parlamento Europeu aprovou, na última quarta-feira (9), o projeto do certificado digital que facilitará as viagens dentro dos 27 países da União Europeia, sem a necessidade de realização de quarentena ou apresentação de exames extras de Covid-19. Ainda resta uma votação para que o projeto se torne lei, mas a expectativa é que se confirme com facilidade.

O certificado será gratuito e bilíngue, sendo a primeira língua do país em que o documento foi emitido e a segunda o inglês. O documento poderá ser digital ou impresso e, em ambos os casos, haverá um QR Code que quando escaneado apresentará as informações referentes à imunização do viajante. As autoridades garantem que as informações armazenadas podem ser verificadas sem a necessidade de compartilhamento de dados pessoais do usuário, tornando o documento seguro para uso. 

Quanto a questão das vacinas, serão aceitas apenas as aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA): AstraZeneca, Pfizer/BioNTech, Moderna e Janssen. Mas não é necessário estar vacinado para obter um certificado: o documento também armazena o resultado de testes negativos RT-PCR ou atestado de recuperação da Covid-19.

Compartilhe:

Tags :
Vamos viajar?